- Início
- Freguesia
- O que fazer
- Património
- Cante ao Baldão
O património material e imaterial constitui uma parcela estruturante da identidade e da memória coletiva de um povo e da sua região.
O património cultural é, segundo o n.º 6 do artigo 2.º da Lei n. 107/2001, de 8 de setembro, “não só o conjunto de bens materiais e imateriais de interesse cultural relevante, mas também, quando for caso disso, os respetivos contextos que, pelo seu valor de testemunho, possuam com aqueles uma relação interpretativa e informativa.” É neste contexto que se apresenta um dos patrimónios imateriais desta freguesia, o Cante ao Baldão, um cante de improviso, que tem como evento principal o Sonoridades e Sabores.
O Sonoridades e Sabores é um evento que visita as tabernas, cafés e restaurantes do concelho de Odemira divulgando a gastronomia local e o Cante ao Baldão.
O Cante ao Baldão, que na sua origem era cantado nas tabernas onde os homens se desafiavam cantando em longas batalhas que, contam os mais velhos, podiam durar dias, encontra assim uma réplica no ambiente natural do cante.
Em 2020, pese embora o momento pandémico que vivemos, O Cante ao Baldão foi alvo de uma candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular, tendo ficado em segundo lugar a nível distrital passando a uma semifinal, ganhando com a divulgação que foi feita a nível nacional, não só do cante mas de todo um vasto património material e imaterial desta freguesia.