- Início
- Freguesia
- O que fazer
- Património
- Viola Campaniça
A cultura de um povo é constituída pelo seu património material e imaterial e estes mostram a sua herança cultural e nela encontra-se espelhada a sua história e a sua personalidade.
A freguesia de S. Martinho das Amoreiras, como a grande maioria das freguesias, é uma freguesia rica em património material podendo-se destacar desde logo o instrumento musical Viola Campaniça, a viola de arame do alentejo que tem no seu som um elemento tão característico que a diferencia das outras violas de arame existentes em Portugal.
Este instrumento, que quase desapareceu, tem ganho um novo folego nos últimos anos, graças sobretudo a dois ou três tocadores mais jovens que conseguiram aprender com os mestres e desta forma fazer perdurar a sua arte, a arte de tocar estre instrumento musical tão característico, não só da freguesia de S. Martinho das Amoreiras, mas também de outras freguesias do interior do concelho de Odemira e dos concelhos de Ourique, Almodôvar e Castro Verde.
Com o objetivo de preservar, divulgar e passar conhecimento desde há 5 anos funciona, nesta Freguesia, o Centro de Valorização da Viola Campaniça e Cante de Improviso, coordenado por Pedro Mestre, que, entre outras, desenvolve atividade na divulgação e ensino da Viola Campaniça, quer na arte de tocar quer na arte de construir o Instrumento, uma vez que também nessa vertente existe tradição na freguesia.