-
Início
-
Notícias e Eventos
-
Notícias
- S. Martinho das Amoreiras

S. Martinho das Amoreiras é a aldeia sede de freguesia.
Embora não exista uma data certa para o aparecimento da aldeia de S. Martinho das Amoreiras, pensa-se que será anterior a 1458.
S. Martinho das Amoreiras, cresceu à volta da sua igreja, nos terreno que lhe eram pertencentes. Através do aforamento desses terrenos facilitou-se a fixação de população, dando origem à aldeia. A condição de sede paroquial e a própria existência de terrenos da igreja onde se podiam construir casas, acabaram por determinar a supremacia da aldeia de S. Martinho sobre Conqueiros e Aldeia das Amoreiras.
Organizadas pela Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras, as festas tradicionais de S. Martinho realizam-se no primeiro fim de semana de setembro.
Em S. Martinho das Amoreiras pode visitar a Igreja Paroquial, um templo de inspiração barroca, rococó e neoclássica, cujo a data de contrução data, provávelmente da segunda metade do séc. XVIII.
Poderá ainda visitar o Oratório do séc. XVIII, situado num recanto da rua do Cemitério.
Aconselhamos a fazer o percurso circular da Rota Vicentina que tem o seu início nesta aldeia, não podendo esquecer-se levar um pão alentejano, cozido em forno a lenha.
Visite as nossas aldeias e conheça o nosso património.